APRESENTAÇÃO MUSICAL

CIAAR homenageia especialistas com concerto musical

Apresentação musical encantou um público de cerca de 800 pessoas, com convidados militares e civis
Publicada em: 10/04/2023 17:20
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Ten Lorena e Aspirantes Felipe e Ivne
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A apresentação da Banda de Música “Asas de Minas” encantou um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo crianças da Escola Cívico Militar Senhor Tito, localizada em Lagoa Santa (MG). O evento foi realizado para celebrar o Dia do Especialista de Aeronáutica pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), na terça-feira (04/04), e contou com a presença do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e de convidados, militares e civis. 

O público lotou o Auditório Santos-Dumont para apreciar obras que se tornaram grandes clássicos nas telas do cinema. O repertório bastante eclético englobou as seguintes trilhas sonoras: “Superman march”, “Adventures on earth”, “Star wars saga” (com participação especial dos personagens do Grupo Conselho Jedi Minas Gerais), “Music from jurassic park”, “Over the rainbow”, “Piratas do caribe”, “De volta para o futuro”, “Top gun” e “Presepada” (Auto da Compadecida) com encenação de três personagens do filme (João Grilo e Chicó e o Capitão Severino).

Para encerrar o espetáculo musical, todos os presentes foram convidados a cantar a “Canção do Especialista de Aeronáutica”, letra e música de George Ayres Borges e Arranjo do Capitão João Nascimento, projetada no telão do auditório.

O Comandante do CIAAR parabenizou todos os envolvidos pelo espetáculo. "Esse evento é uma homenagem, uma deferência ao Dia do Especialista. E a banda é composta basicamente por especialistas, que evidenciam diariamente a sua proficiência e qualidade. E isso demonstra quão bem guarnecidos estamos com os nossos graduados. Externamos essa homenagem aos demais especialistas de toda a Guarnição. É um momento ímpar de estar com a família e amigos, e de mostrar, para quem não está acostumado com o nosso dia a dia, a diversidade que a vida militar pode propiciar no campo cultural e na integração com a comunidade e sociedade civil", disse.

“É muito gratificante pertencer a um grupo tão seleto de artistas. Uma noite memorável para todos nós da Asas de Minas, em que podemos compartilhar com o público momentos de boa música e muito bom humor”, disse o Chefe da Banda de Música do CIAAR, Tenente Músico Carlos Eduardo Marques.

“O evento foi maravilhoso, acho que ele atingiu todas as idades: crianças, jovens e adultos. Foi realmente uma volta no tempo! O espetáculo foi muito bem organizado por todo o efetivo envolvido, todos muito comprometidos”, disse o Sargento Marlon Bruno de Freitas Ferreira, do efetivo do PAMA-LS.

O Sargento Andre Nunes Coimbra, também do efetivo do PAMA-LS, ressaltou a organização do evento e a emoção. "A banda de música passou bastante a emoção e o sentimento que cada música representava, desde a nossa infância até os dias de hoje. Foi uma verdadeira viagem no tempo”, disse.

“Para mim é um privilégio, é uma honra. Participar desse evento tão especial e fazer o que eu mais gosto que é cantar, é simplesmente maravilhoso. Eu fico muito honrada e muito feliz por ser uma especialista de Aeronáutica e servir a Força Aérea Brasileira”, disse a Sargento Wilka Dayenne Vasconcelos de Souza Silva, do efetivo do GSAU-LS.

O Tenente da Polícia Militar Cássio de Almeida Daltro também prestigiou o evento. “Eu, que sou amante da música, vejo talento na formação de vários músicos no Brasil, principalmente os músicos da Aeronáutica, que têm se destacado nesse evento todos anos aqui em Lagoa Santa. Eu quero parabenizar a Aeronáutica, o Comandante e todos que participaram desse evento. São excelentes pessoas que nos trataram com muito carinho”, externou.

Nessa edição, foram arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados pela Capelania Militar do CIAAR para o Instituto Resgate, que cuida de crianças para futura adoção, situado em Lagoa Santa (MG).

A Banda Sinfônica “Asas de Minas”

Criada no ano de 1982, a Banda de Música do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica nasceu para propiciar aos militares da Força Aérea suporte aos cantos de hinos e canções, auxiliar no adestramento da tropa e realizar formaturas militares, além de possibilitar o estreitamento das relações sociais com o meio civil, aproximando a Força Aérea da comunidade.

Formada por músicos oriundos de vários Estados do Brasil, que ingressaram na Força Aérea através de concurso público realizado pela Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), a Banda de Música do CIAAR vem realizando um importante trabalho de divulgação da arte da música no meio militar e civil, estimulando a propagação de valores e consolidando a imagem da instituição Força Aérea junto a sociedade brasileira.

Fotos: CIAAR